.Cantinhos especiais

.Posts Recentes

. Para mais tarde recordar ...

. Pré Escola

. Mara marota!

. Facebook

. Quem sai aos seus...

. Fashion Victim

. Olha agora!!!

. Vais ginasticar!

. Diferenças ou talvez não....

. Jardim Zoológico

.Posts Antigos

. Maio 2012

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.pesquisar

 
CafeMom Tickers
Sexta-feira, 18 de Abril de 2008

3 meses e meio

E sábado lá fomos nós ao pediatra saber como está a nossa menina. Comecemos pelas medições: a princesa pesa 6 Kg (percentil 50), mede 60,5 cm (p. 50) e tem 42,50 cm de perimetro cefálico (p.75 - já percebi porquê que as blusas da Zara 3-6 meses custam tanto a passar pela cabeça :o).

Ao contrário do que eu pensava, a Mara só vai começar com alimentação sólida quando fizer 5 meses e vai iniciar pelas sopas. Segundo o médico, como eu tenho bronquite alergica, é conveniente ela continuar com leite em exclusivo o máximo de tempo possível e introduzir coisas novas mais tarde para minimizar eventuais alergias. Como em breve começo a trabalhar e porque ela não gosta de biberon, para se ir acustumando devagarinho, 10 dias antes começo a dar-lhe um biberon de Aptamil 1 HA (180ml ou 210 conforme o apetite dela). 5 dias antes, dou 2 biberons de modo a que, quando for para a creche, já trate os biberons e as tetinas por tu :o) Vou tentar tirar leite com a bomba no trabalho mas sei que a minha tarefa não vai ser nada fácil... moro na margem sul e trabalho em Lisboa o que implica pelo menos 2h por dia em transportes (não tenho a sorte de ir a casa almoçar, quem me dera) e para mais, trabalho ao telefone... não sei até que ponto o posso desligar para ir dar à bomba... Logo se vê como vai ser, se conseguir tirar, guardo-o para o darem na creche no dia seguinte.

Outra coisa da consulta foi que o médico reparou que a Mara tem a pele seca e receitou um creme que se chama Lipikar Baume, da La Roche-Posay que até ver, parece eficaz, a pele dela está muito macia agora. Também compramos o gel de banho da mesma marca. Isto leva-me a concluir que, decididamente, a princesa não se dá bem com a marca Uriage! Primeiro foram as borbulhinhas na cara que desapareceram mal mudei de creme, depois a crosta lactea que apareceu na mesma altura que comecei a pôr umas gotinhas de 1 ere Eau no cabelo e agora a pele do corpo que lavo e hidrato com os produtos da mesma marca!

A Mara tem crosta lactea (dermatite seborreica) desde os 2 meses e desde então que temos feito um tratamento com um creme da Mustela. Entretanto também compramos o champôo da Mustela também e a crosta foi diminuindo mas nunca desapareceu por completo. Ela tem muito cabelo e isso também não ajuda nada... O Dr. receitou um produto novo, Elocom, e um tratamento com o mesmo que tem de ser feito durante 5 dias. Hoje é o 4º dia e noto que há algumas melhoras mas as malditas crostas teimam em se fazer notar!!!

Na consulta, o pediatra constatou que a Mara já se devia sentar melhor e ter mais força nas costas por isso aconselhou-nos a mantê-la mais vezes nessa posição. Parece que ela ouviu o médico porque desde então só quer estar sentada ou de pé e agora faz uma força termenda com as costas para sair da espreguiçadeira! Já quer mandar a miúda!

Ela faz bolinhas de cuspe e leva tudo à boca para morder com uma fúria que só visto mas o Dr. diz que ainda não são dentes... Certo é que ela anda muito rabugenta, está sempre a chamar a atenção (agora inventou um barulhinho tipo mota que faz com a garganta, às vezes até fica com tosse!), não quer estar na espreguiçadeira mais que 5 minutos (daí a minha ausência estes dias), morde tudo, mama sofregamente mas durante pouco tempo para daí a 30m já ter fome de novo, etc. Tudo comportamentos que normalmene são associados ao romper dos dentinhos... O Sérgio teve o primeiro dente aos 4 meses, se calhar ela sai ao pai!

Ainda na consulta, fomos informados para ter muito cuidado com quedas porque esta é a altura em que eles se começam a mexer mais e às vezes basta uma pequena distracção para acontecer o pior (bate na madeira!!!).

A Mara é muito curiosa, quando a pomos de pé ou até mesmo sentada no nosso colo, parece uma toupeira a olhar de um lado para o outro a descobrir o mundo! Abre muito os olhitos para ver tudo e se estiver alguma coisa por perto, um boneco ou o comando da televisão, ela inclina-se toda para a agarrar! Tem imensa força nas pernas e dá-nos grandes pontapés quando lhe mudamos a fralda :o) E destapa-se toda quando está na espreguiçadeira tal é a força com que dá ao pedal! Também tem mais força nas mãos e farta-se de me arrancar cabelos!

Continua com uma grande loucura pelo pai, já sabe bem que quando ele chega é sinónimo de beijinhos, colinho bom, músicas ao ouvido, festinhas, saltos e brincadeira. Mal o pai olha para ela, sorri logo e não faz isso com mais ninguém (a não ser comigo claro :o) com outras pessoas primeiro apalpa terreno só de depois é que se arreganha toda e quando lhe apetece).

A nossa paixão por ela cresce todos os dias, ainda nos é dificil perceber como é possível amar alguém tão intensamente em tão pouco tempo e esse amor ainda ter a capacidade de crescer de dia para dia. Acredito que os filhos é que escolhem os pais e ainda bem que esta filha nos escolheu a nós :o)

O João também escolheu bem os papás dele, a Mara e o George :o) Desejo-vos o melhor e que estes dias sejam os primeiros de uma longa vida a 3!

Bom fim de semana para todas!

 

 



publicado por Simone às 11:08
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Olinda a 18 de Abril de 2008 às 11:27
Já 3meses e meio já viste como o tempo passa :)
Ela está grandita e agora é que vai começar a dar trabalho ;) não pára, começa a pesar, quer tudo, deixa cair e depois quer que alguem apanhe...
Beijinho
De Dunga a 18 de Abril de 2008 às 12:51
Olá, antes de mais parabéns pela tua "piquena"! Olha, quanto à crosta láctea, a Victória tb sempre teve muita e ainda agora, com 6 meses e meio, volta e meia lá (re)aparece! Eu costumo fazer uma mistela na cabeça dela, que dá MUITO resultado: besunto-lhe a cabeça 1º com óleo de amêndoas doces, e depois com vaselina. Deixo estar assim om bom bocado (umas horas antes do banhito), e antes de banho vou passando o pentezito dela. As crostas vão levantando e, como estão amolecidas, saem facilmente! Ela tb tem muito cabelo, é uma tarefa um bocado difícil, mas tem resultado. É que para além do efeito inestético, o pior mesmo é a comichão que aquilo lhes dá...! Beijokas, bom fim-de-semana.
De Neli a 18 de Abril de 2008 às 13:27
Olá miga!!! O tempo passa depressa demais, não é? Agora que regressas ao trabalho vais precisar de algum tempo para te organizares. Somos vizinhas?? Eu tb moro na margem sul e trabalho para lá de lisboa em Odivelas. Quando ainda estava a amamentar trazia a bomba e tirava leite no trabalho ainda me aguentei cerca de mais 4 meses e meio, mas depois e como a estimulação não é a mesma o leite foi escasseando. É muito duro, mas não é impossivel, tirar leit eno trabalho, para além de teres que ter as condições reunidas par ao fazer.
não peredse em tentar. Oh miga quanto á crosta lactea, maldita, podes crer que a Eva teve bastante e só há pouco tempo é que nos vimos livre dela. Pôr oleo, não gosto é que o cabelo fica tão oleoso depois e ela com a cabeleira qu etem sei lá o que parecia. Optei por usar um creme da Avene especialmente para crosta láctea (que se coloca 30 minutos antes do banho) e depois um chmpô da Avene em espuma, o cabelo fica espectacular e não fica nada oleoso. Com o tempo há-de passar, li um artigo ~por aqui na net sobre a crosta láctea e esta pode durar até aos 18 meses, acho que foi no baby boom. Só agora aos 17 meses é que parece ter-se livrado dessa costa.
Beijinhos e aproveita ao máximo os ultimos dias.
De sofia a 18 de Abril de 2008 às 14:56
Olá querida Simone, a Mara está um espectáculo de bebé, muito desenvolvida e saudável, parabéns!
Tens um miminho no meu blog, espero que gostes!
Beijinhos e votos de um excelente fim-de-semana, Sofia, Pedro e Joana
De Soumamã a 18 de Abril de 2008 às 18:35
Olá, pelo que li a Mara parece estar a crescer muito bem, o que te deve deixar super orgulhosa e feliz. Bom fim de semana
De sandra a 19 de Abril de 2008 às 07:37
A Mara ta uma senhora!!!
O tempo passa tao depressa... parece q ainda ha dias andavas tu de barrigao e agora a piolha ja se quer sentar! Q loucura!
Ontem estive a falar com um amigo teu... e meu!!! Lino Estrela!!!! Trabalhámos juntos e gosto imenso dele! Qdo a Maria nascer temos de marcar um almocinho todos! :)
beijocasssssss
De Raquel R. a 20 de Abril de 2008 às 17:18
Tens um miminho no meu blog!
bjs
De Celine a 21 de Abril de 2008 às 10:24
3 meses e meio já???? Meu Deus parece que ainda foi ontém!! Ainda bem que a Mara está bem!!
Beijocas
De claudia a 21 de Abril de 2008 às 13:25
Já 3 meses e meio?!

Está crescida, a Mara, quase uma senhora!!!!

Não acho justo o tempo passar tão rápido!!!
De mamã ET a 21 de Abril de 2008 às 13:48
Que relato delicioso... Anda bem que está tudo bem com a Mara!!!
Jokitas e que continue tudo assim...

Comentar post

.Um pouco de mim

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31