.Cantinhos especiais

.Posts Recentes

. Para mais tarde recordar ...

. Pré Escola

. Mara marota!

. Facebook

. Quem sai aos seus...

. Fashion Victim

. Olha agora!!!

. Vais ginasticar!

. Diferenças ou talvez não....

. Jardim Zoológico

.Posts Antigos

. Maio 2012

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.pesquisar

 
CafeMom Tickers
Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008

Ajuda da La Leche League Portugal

Como vos contei, não tive sorte com os números da SOS Amamentação por isso andei à procura na net de apoio eventualmente de outra associação semelhante. Por acaso descobri este site e enviei um e-mail a uma das voluntarias que me respondeu no proprio dia. Deixo-vos os e-mails que trocamos:

 

 

 
 
Cara Sra.,
Tomei a liberdade de retirar o seu contacto do site da LLL.
Sou mãe há 11 meses e meio e amamento desde a primeira hora de vida da minha filha. O inicio não foi fácil mas apesar das dores, do peito gretado e de todos os desconfortos inerentes, não desisti e consegui atingir o meu objectivo que sempre foi amamentar.
A minha filha nunca usou chupeta e por isso a minha mama também exerce essa função. Não haveria problema nenhum se ela não acordasse 3 a 6 vezes por noite... há quase um ano que não descanso mais que 3h/4h por noite... isto para quem quem trabalha e acorda todos os dias ás 7h da manhã não é fácil... Sinto-me extremamente cansada, no meu limite mesmo, e por isso decidi que vou secar o leite. Não tenho possibilidade de deixar a minha filha com ninguém um fim de semana, como me sugeriu a pediatra, para o leite secar por si e também não lhe consigo negar o peito quando estamos juntas portanto decidi que vou tomar o comprimido. O que eu gostaria de saber, antes de mais, é como reage um bebé que é completamente dependente da mama, que a usa para adormecer e que nunca usou chupeta, se a mãe decidir secar o leite?
Agradeço a sua ajuda neste sentido e peço-lhe a maior celeridade possivel na resposta.
Grata pela atenção dispensada a este assunto.
 
 
1ª resposta
 
 
olá simone fez bem em escrever. tenho pena que não tenha podido vir à reunião de domingo passado porque teria sido uma boa maneira de conversarmos sobre o que a preocupa.
fico contente de saber que amamentou até agora a sua filha, o que é muito bom para ela... e para si, porque amamentar traz vantegns também para a mãe!
abordando a sua questão:
é muito frequente as mães procurarem-nos por questões de sono e de cansaço. algumas no início, outras mais tarde. isto não a ajuda nada, mas muitas vezes só o saber que não se está só já dá algum alento!
em seguida vou-lhe contar algumas formas que as mães que contactam com a LLL têm contado para gerir o acordar nocturno: algumas mães dormem com as crianças, e mal acordam quando lhes dão de mamar; outras conversam com as crianças e explicam-lhes que não conseguem gerir noites tão complicadas; encontram soluções com os maridos, por exemplo, a criança dorme com o pai, ou é o pai que responde às suas chamadas durante a noite.
 
como é evidente, pode desmamá-la completamente, embora a sua filha não dê mostras que queira desmamar, dar de mamar não deve ser um suplício para si, claro. mas talvez haja ainda algumas coisas que pode tentar fazer antes de desmamar completamente. o que acha disso? como se sente em relação a manter a amamentação durante o dia? tem o apoio do seu marido ou de outras pessoas?
em relação ao desmame em si, não é necessário nem aconselhável tomar nenhum comprimido. está até desaconselhado, porque pode dar reacções desagradáveis e algumas potencialmente graves. se quizer mesmo desmamar, seria importante fazê-lo gradualmente, tanto para habituar a criança como para "habituar" a mama. isso pode fazê-lo tanto de noite como de dia. há estratégias para fazer isso durante o dia, mas deixo isso para um próximo mail ou para uma conversa ao telefone ou no grupo.
no caso de decidir "cortar" de um momento para o outro, tem que ir tirando leite manualmente ou com bomba quando a mama estiver muito cheia, o mínimo para que se sinta confrotável. deve evitar a água quente na mama e não a deve estimular. em relativamente pouco tempo o leite diminui. pode levar muito tempo a desaparecer de todo, mas isso não há problema.
é importante ir explicando à sua filha o que sente, o que está a fazer e porquê. não sendo uma escolha dela, vai-lhe custar, portanto dê-lhe mais mimo, mas colinho, mas brincadeiras. e as duas vão ultrapassar esta fase, seja de que maneira o fizerem! pergunta-me como reage um bebé "dependente" da mama. a OMS recomenda que se amamente até aos 2 anos ou mais se a mãe e o bebé assim o entenderem. é difícil definir dependência. às vezes pode ser saudades suas, vontade de estar mais tempo consigo, pode ser, claro, o hábito de mamar à noite, que é tão agradável para ela... no fundo a simone tem que encontrar um equilibrio entre as suas necessidades e as da sua filha, que ainda é pequenina... se cortar a amamentação dum momento para o outro, vai ser difícil para a sua filha, claro. é provável que chore, que fique irritável, que não a deixe nem um momento. mas será um fase passageira
quanto à chucha, fez muito bem em não lha dar, porque há cada vez mais evidências que demonstram que a chucha afecta o crescimento dos dentes e por vezes se associa a problemas de dicção mais tarde. claro que há pais que, pesando os prós e os contras decidem dar chucha, e cada caso é um caso, cada família tem as suas características. mas já que não lha deu, acho que é bnom para si saber que provavelmente fez a melhor escolha, não é?
espero ter conseguido apoiá-la e ajudado dalguma forma a encontrar uma solução. espero que me escreva caso necessite de mais informações, ou mesmo para me contar o que fez e como funcionou ou como se sente.
um abraço e muita solidariedade!
mónica pina
 
 
 
2ª resposta
 
fico muito contente de ter sido útil!
 
 
em relação ao seu marido, podem organizar uma altura em que possa estar em casa. um fim-de-semana, uns dias de férias... não costuma durar muito a fase do choro, e, leia o artigo porque ele é muito claro. não é para deixar a miúda sozinha. o conceito é que ela tem direito a protestar, porque não percebe muito bem porque há-de ser
privada de uma coisa que teve até agora. mas se conversar com ela e explicar o que se passa, e tiver o cuidado de compensar durante o dia, não costuma durar mais que uns dias.
espero fazer uma reunião no início de janeiro. espero poder contar com a sua presença! e vá escrevendo. é tão natural passar por estes momentos de desespero!
quanto ao engordar, o amamentar ajuda a perder peso... mas claro que tudo depende de quanto se come. pode tentar só comer coisas saudáveis, tipo fruta ou salada. parece estranho, mas se se impuser isso, pode mudar. entretanto, avançando com o desmame nocturno, vai dormir melhor.
entretanto, pode deixar de dar de mamar dum momento para o outro sem tomar comprimidos, como lhe expliquei no mail anterior. por favor, diga-me se precisar de mais detalhes.
 
um grande abraço e até breve
mónica
 
Quero deixar aqui o meu agradecimento à Dª Mónica que me respondeu prontamente, sempre com simpatia, demonstrando muita vontade em ajudar-me e fazendo-me sentir que não estou sozinha. Aproveito também para agradecer a todas vocês que por aqui passaram e tentaram ajudar ou simplesmente deixaram o vosso apoio. Obrigada querida Teresa pelos contactos que deixas-te! Amanhã é O grande dia :o)
Beijo enorme!
 
 
publicado por Simone às 14:12
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De mjlima a 17 de Dezembro de 2008 às 14:52
Que grande ajuda, a minha sofia já não mama de durante a noite, só mama de manhã e ao fim da tarde, mas é bom existirem estas ajudas.
bjokas
De mjlima a 17 de Dezembro de 2008 às 14:52
hã e obrigada por partilhares
bjokas
De olha_por_mim a 17 de Dezembro de 2008 às 15:51
Que bom amiga haver ajudas destas...adorei ler as respostas que obtiveste...realmente uma grande ajuda...que espero q resulte com a minha nora...
Eu sempre desejei amamentar até tarde como tu...mas infelizmente o teu genro rejeitou a maminha aos 2 meses...e nunca foi de acordar de 3 em 3 horas viciado como a Mara...por isso imagino o teu cansaço...apesar de ser das coisas mais lindas q uma mãe pode passar...tu deves andar mesmo muito cansada...
Mas espero que a minha nora compreenda...ela é esperta...sei q vai perceber que tem de largar a mama da mãe...hehehe
Beijocas muito grandes para vocês
De teresa a 18 de Dezembro de 2008 às 00:26
uau! que espectáculo!!!!
Pois os comprimidos...
Fico muito contente por já estares a ser encaminhada nesta fase complicada! Estou contigo! e o que precisares é só dizer!
beijos
teresa
De sofia a 18 de Dezembro de 2008 às 14:19
Olá querida mamã, adorei as respostas, muito esclarecedoras e disponiveis. Obrigada por as partilhares connosco!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Comentar post

.Um pouco de mim

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31