E já lá vão quase 3 semanas desde o desmame que felizmente correu como eu esperava, sem choros e sem traumas :o)
Foi durante as férias. Estava eu e a minha mãe a arranjar coragem para pôr pimenta nas minhas mamas e ambas com um grande peso na consciencia, quando me lembrei de perguntar à sra que trabalha lá em casa como é que eles lá fazem o desmame. Ela respondeu-me muito rápido e basicamente com cara de espanto com a minha ignorância
que põem ”Babosa!”, ou seja, Aloé Vera!
WHAT THE F...!? LOL
A minha mãe tem aloé no quintal e quase que voamos as duas para cortar umas folhas. Espalhei abundantemente a “baba” da planta pelo peito. A Mara estava dormir a sesta. Quando acordou pediu “mimina” como sempre e eu dei naturalmente. Quando o sabor lhe chegou à lingua, ela deu um grande salto para trás e ficou a olhar para mim com cara de espanto e dúvida como quem diz “mas isto estava tão bom quando eu fui dormir”!
Os meus pais estavam à porta da sala a espreitar e mal ela deu o salto para trás eles desapareceram do meu angulo de visão para disfarçar o riso :o) Expliquei-lhe que quando ela estava dormir eu tinha ido ao doutor e que as maminhas estavam doentes. Em seguida, ela pediu a outra e quando viu que o sabor e o cheiro eram os mesmos, disse agarrada à lingua “mamã, não pesta”!
Nos dias que se seguiram fui sempre pondo o bendito aloé e ela começou a pedir cada vez menos. Quando se aproximava e sentia o cheiro já nem provava, só se encostava com mimo e sem dramas.
Notamos logo que ela ficou mais solta, mais sociavel e brincalhona. A mama era um vicio que ocupava grande parte do seu tempo e quando estava comigo estava constantemente a pedir. Eu não conseguia acabar uma refeição por exemplo pois ela mal me via sentada saltava logo para o meu colo para mamar.
Quando regressamos a Portugal, em casa, no seu "ambiente natural”, pediu e provou como que a testar se as maminhas só estavam doentes em Dakar mas eu vim prevenida e cá o sabor era igual :o)
Ainda pede de vez em quando mas é só para as ver, dar beijinhos e encostar a cabecinha.
Não tomei nada para secar. Tirei leite nos primeiros dias, apenas umas gotas em cada mama só para aliviar a tensão e dia 10 de Dezembro foi o último dia em que senti necessidade de tirar. Agora já não tenho leite... e confesso que ainda é estranho dizer esta frase...
É verdade que adormece com mais dificuldade porque já não há maminha e continua a não gostar de chupeta mas em compensação dorme muito melhor, FINALMENTE :o)
A Mara mamou até aos 23 meses e 5 dias!